História da Mota-Engil
África

1946

Mota&Companhia

A 29 de junho, Manuel António da Mota funda a Mota & Companhia, que opera exclusivamente em África até 1974, primeiro na área de exploração e transformação de madeiras e a partir de 1948 também na área de construção e obras públicas.

Aeroporto Internacional de Luanda

É adjudicada a execução do Aeroporto Internacional de Luanda à Mota & Companhia, que se tornou assim a primeira grande obra a ser levada a cabo naquele país e que serviu de referência para a atividade da empresa nos anos seguintes. A 3 de setembro do mesmo ano é fundada a Engil, Sociedade de Engenharia Civil Lda., pelo Engº Fernando José Saraiva e pelo Sr. António Lopes de Almeida.

 

1952
1987

Cotação na Bolsa de Valores

Em Agosto, a Mota & Companhia transforma-se numa sociedade anónima e passa a ser cotada na Bolsa de Valores de Lisboa. No mesmo ano, a Engil cria a sua Holding, a Engil SGPS.

Mota & Companhia no Malawi

Mantendo uma posição de destaque no mercado angolano, o Grupo da Mota & Companhia inicia atividade no Malawi.

1990
1991

Mota & Companhia em Moçambique

Mota & Companhia expande as suas operações para Moçambique.

99/2000

Constituição do Grupo Mota-Engil

A 23 de julho de 1999, a Mota & Companhia lança uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da Engil S.G.P.S. S.A., de onde resulta a constituição do Grupo Mota-Engil no ano 2000.

2006

Aquisição da Tertir

O Grupo Mota-Engil S.G.P.S., S.A entra no setor da logística com a aquisição da Tertir.

2010

Constituição da Mota-Engil Angola

A Mota-Engil África, com a participação em 49% de um conjunto de entidades angolanas de relevo como a Sonangol e o Grupo Atlântico, torna-se a maior empresa de construção e obras públicas de direito angolano a atuar no setor, e com participação em áreas da indústria.

A Mota-Engil África desenvolve a área de Ambiente e Serviços através da Vista Waste, constituída em conjunto com o Grupo Atlântico.

Corredor de Nacala

Foi atribuído ao Grupo Mota-Engil África duas secções do projeto ferroviário do Corredor de Nacala, infraestrutura significativa que ligará a mina de carvão de Moatize, na província de Tete, em Moçambique, através de Malawi, para o Porto de Nacala, em Moçambique.

2012

Baía de Luanda

Mota-Engil África completa o projeto de reabilitação da Baía de Luanda.

2014